Minha Filha já é Brasileira :)

Agora que todos os meus papeis já estão resolvidos, tive que resolver os papeis da minha criança, registrá-la no Consulado Brasileiro e pegar o passaporte.
Semana passada fui ao Consulado em Los Angeles fazer isso. Mas resolvi já dá uma adiantada e mandar alguma documentação pelos correios, primeiramente, tem que se fazer a certidão de Nascimento, para tirar o passaporte. Mandei pelos correios os seguintes documentos:

* Certidão de Nascimento Americana;
* Cópia do passaporte de ambos os pais, ou identidade;
* Cópia da Certidão de Nascimento de ambos os pais;
* Cópia da Certidão de Casamento.

Tudo isso foi no Priority Mail Envelope (Flat Rate Mailing Envelope) para o consulado, detalhe: Não adianta ligar perguntando que eles receberam, porque eles não informam, você tem que checar o tracking number que o correio dá, se no site tiver dito que eles receberam, é porque receberam. Fiquei preocupada com isso, mas quando cheguei lá eles já tinham feito o rascunho da certidão para eu dar uma olhada e tinham todos os documentos que eu tinha enviado, aí sim senti um alívio. Outro detalhe é que a certidão emitida no consulado é só uma certidão provisória, você tem que levar ainda no cartório no Brasil para que eles façam o registro e uma nova certidão com selo brasileiro.
Com a Certidão na mão você pega um novo número para ser chamado e fazer o passaporte do seu filho. Sim, ambos podem ser feitos no mesmo dia, mas claro que você tem que ir no site do Consulado Brasileiro de sua região e preencher um formulário online de pedido de passaporte, o campo onde pede Certidão de Nascimento, você deixa em branco. Juntamente, com o preenchimento do formulário, você tem que preencher outro formulário de consentimento de viagem do menor e autenticar em um notary e levar junto com os seguintes documentos:

* Certidão de Nascimento do menor (eles podem tirar no próprio consulado);
*Recibo de pedido de passaporte (que é impresso depois que preenche o formulário online);
*Uma foto da criança 5x7cm;
*Cópia do passaporte dos pais ou da identidade;
*Money Order dos correios no valor de $ 80,00;
*Um envelope Flat Rate Mailing Envelope dos correios com o seu endereço e com selos para eles enviarem o passaporte para sua casa.

No caso do consulado de Los Angeles eu acabei recebendo o passaporte no mesmo dia, pois não havia nenhuma fila, ou muitas pessoas com o mesmo pedido, o que foi ótimo, pois adoro serviço rápido. Não sei como é o atendimento em outros consulados, acho que depende do número de brasileiros na região, mas a sensação é muito boa de poder ser atendida em português e assistir televisão em português enquanto a gente está esperando para ser chamado.
Agora só falta receber o passaporte americano da minha filha, e estaremos prontas para embarcar para o Brasil e visitar a família.


PS: Para receber a Certidão de Nascimento no Consulado você tem que ir pessoalmente, pois você tem que assinar os papeis. Então melhor aproveitar e pedir logo o passaporte, já que o passaporte pode ser feito pelos correios sem necessidade de ir ao consulado.

Abraço a todos.

Comentários

  1. Parece tao simples que nao da nem pra acreditar...rsrs...to falando isso porque tudo relacionado ao Brasil e tao cheio de burocracia que quando algo funciona rapido e eficiente me sinto ate assustada...rs.
    Beijinhos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Dedicado a Gigi!

Meu futuro não parece nada bom :-(

Tipos de Visto e qual tipo escolher.