Driver's License

Eu que pensava que não ia ter assunto tão cedo, eis que me engano. Ontem meu marido foi registrar o carro e eu aproveitei a carona para aplicar para a carteira de motorista daqui, pense num drama.
Primeiro eu paguei uns micos preenchendo o formulário, mas deixa pra lá. Para dar entrada na carteira você deve ir ao MVD (Motor Vehicle Division) de sua cidade, ou pode começar a aplicação online, aqui no arizona o site é www.azdot.gov/mvd. Qualquer dúvida você pode procurar no google onde fica o da sua cidade.
Chegando nesse departamento, tem uma pré checagem de documentos, que você precisa levar, mas não se assuste você vai precisar só de dois, um da lista primária e outro da lista secundária, no caso apresentei meu green card e o meu cartão do plano de saúde. Nesse momento eles te dão uma senha e você espera ser chamada, eles tiram sua foto e depois você vai em outro guichê onde alguém vai coletar os seus dados e pagar uma taxa de $25,00 e pronto. Você faz o teste escrito no mesmo dia se você quiser, pois você pode baixar a apostila com as leis no site do MVD e estudar em casa, como eu fiz e se você passar na prova escrita, eles te dão uma permissão para dirigir, mas isso não é a carteira, é só uma autorização que você usa para poder treinar dirigindo o carro, que nem acontece no Brasil, só que a diferença aqui é que qualquer pessoa que já tenha carteira pode te ensinar, mas se você quiser pode procurar uma Driver School. A prova é feita no seu próprio carro depois de 30h de prática dirigindo, mas tem que pedir pra pessoa que te ensinou fazer uma declaração atestando que você tem essas 30h, aí eles te liberam para fazer o teste e se você passar, recebe a carteira no mesmo dia.
Agora o que aconteceu comigo, eu não consegui tirar minha permissão, porque quando eu cheguei no guichê para apresentar meus dados, eu não tinha o número do meu seguro social aqui dos EUA, só que quando eu cheguei em casa eu fui pesquisar com dar entrada nele e nas informações eu vi que você não precisa de um seguro social pra tirar carteira de motorista aqui. Eu dei um print do arquivo. Além de não ser campo obrigatório no formulário online.






Amanhã vou tentar tirar novamente, pois meu marido não conseguiu registrar o carro, pois o sistema estava fora do ar.
O que causou minha confusão foi, eu pensei que o número que vem no meu green card fosse meu seguro social e que seguro social e permissão para trabalhar fossem a mesma coisa, mas vejo que me enganei redondamente, eu posso trabalhar com meu green card, mas preciso do seguro social pra coletar impostos, pois ele funciona como o cpf do Brasil.
Como eu não estou trabalhando porque eu estou grávida, eu não pretendo dá entrada no meu seguro social ainda, caso eu consiga um emprego eu aplico, mas eu estou cansada de burocracia, talvez eu precise para dar entrada no meu green card permanente.
Enfim, isso é um saco. Se eu conseguir, eu passo aqui pra contar pra vocês.


Um abraço.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dedicado a Gigi!

Tipos de Visto e qual tipo escolher.

Meu futuro não parece nada bom :-(