Carteira de Motorista pra quê te quero!

Essa semana finalmente consegui dar entrada na minha carteira de motorista, já que tirei meu social security card, o que foi bem rápido, pois como tenho meu green card não foi problema, só levei o passaport e o green card para o Social Security Card Center aqui de Phoenix, você pode preencher o requerimento online nesse site aqui e seguir as instruções, em alguns casos você tem que enviar os documentos pelo correio mesmo e esperar receber o cartão em casa, que na verdade é só um pedacinho de papel, que coisa mais triste, para algo que é tão importante para os americanos, vir impresso em pedaço de papel cartão, tão fácil de rasgar, perder, mas vai entender.
Com meus documentos, SSN e Green Card fui ao escritório do MVD (Motor Vehicle Division), esperei séculos na fila, pois dessa vez fui à tarde e não pela manhã. Logo na chegada você recebe um formulário para preencher, faz logo o exame de vista e recebe a senha, espera ela ser chamada no guichê para conferir os documentos e pagar a taxa de $10,00 (dez), depois tira a foto e vai logo pra sala de teste escrito, e foi bem aí que eu não passei (sad), pois podia errar 6 e eu errei 7, algumas eu errei por causa do inglês e falta de atenção e outras porque fiquei na dúvida e marquei a errada, que droga! Odeio ficar em dúvida.
O interessante é que eu tenho três chances de fazer a prova escrita e poderia voltar no dia seguinte, não teria que esperar 15 dias como é no Brasil, e se eu entendi direito, se eu tivesse passado eu poderia ter feito o teste prático no mesmo dia! Já que eu não tenho 16 anos.
Mas o comum é: se você passa na prova escrita, você recebe a permissão para aprender a dirigir, e com essa permissão qualquer pessoa com carteira pode te ensinar, que nem nos filmes os pais ensinando os filhos, mas se você não tem quem te ensine, aí você pode procurar uma auto escola. Depois você volta no MVD com a declaração que você cumpriu 30h de prática, tem que ser assinada pela pessoa que te ensinou.
Enfim, eu já tenho uma carteira de motorista do Brasil e ela é válida aqui, mas como não sou turista eu tenho que tirar a carteira daqui, eu dirigi algumas vezes e como dirigir aqui é fácil, com as ruas planejadas e bem sinalizadas, no começo estranhei a sinalização, mas agora já me acostumei, além do fato de praticamente todo mundo ter carro automático, o que torna a vida de qualquer um, até dos mais nervosos como eu, mais fácil.
Tirar a carteira aqui é mais barato do que no Brasil, porque aqui é considerado um direito dos americanos de ter carteira, assim como ter identidade, então é menos burocrático, você estuda as leis e sabendo as leis você pode aprender a dirigir o carro e adequá-lo as leis, no Brasil é obrigatório fazer o curso de legislação antes porque senão ninguém lia as leis, isso é fato. Aqui é tudo ao pé da letra, as infrações são cobradas e são caras, aí o povo fica mais cauteloso, só dirigindo o seu próprio carro, já que seguro é obrigatório e se um amigo teu comete uma infração com teu carro é um absurdo de caro, pois os seguros não cobrem se o motorista não está listado para dirigir o veículo.
Assim que eu conseguir passar no teste, eu conto como foi :)

Um abraço.

Comentários

  1. Gostei das informacoes, eu preciso aproveitar esse periodo de ferias que vou ter no inicio do ano para ler o manual e fazer a prova. Mas tenho certeza que da proxima vez voce consegue.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Eu espero que sim :) vou me preparar mais :)
      O manual dá pra fazer o download pela internet, não é tão complicado, fazia tempo que eu tinha lido.

      Bjooos

      Excluir
  2. Oi! Muito legal seu post com informacoes. Proxima vez vc passa, o nervosismo tambem atrapalha bastante. O meu caso a prova escrita foi tranquila, s'o reprovei mesmo (2 vezes) na prova pratica, haha. Quase me matei, eu achei que eles foram super carrascos, me reprovaram pq disseram que eu nao parecia que tinha confianca no volante....lol. Era o nervosismo, mas passou. Logo logo vc tira a sua, e tah livre pra bater perna em todo canto. =)
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, reprovar por falta de confiança, essa é nova, que bom que você passou :)

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Dedicado a Gigi!

Meu futuro não parece nada bom :-(

Tipos de Visto e qual tipo escolher.