sexta-feira, 26 de junho de 2026

O fim dos tempos

 Hoje em dia está cada vez mais difícil escrever sobre as coisas e processá-las. A vida tem se mantido tão ocupada que sinto que a inspiração para desabafar nas minhas palavras que chegam a lugar nenhum e que tenho a consciência da minha própria insignificância.

Mas abrir minhas redes sociais e ver as notícias tem me deixado pronta. Pronta para o fim de tudo, fim da nossa existência como sociedade. Não sei se a gente se recupera de todo esse caos, sem que todos estejam a bordo das mudanças. Algumas pessoas apenas estão se despertando para a crueldade da humanidade somente agora. Mas para as pessoas empáticas isso tem sido desde sempre. Desde que eu era criança, conseguia sentir que o mundo não estava bem e que alguém tinha que fazer algo. Eu sofria bastante bullying por ajudar, por escutar e acreditar nas pessoas e por sonhar. Obviamente, isso me gerou bastante sofrimento. 

Com essas palavras também quero dizer que não fui uma santa, mas fiz o que pude para causar menos dano do que me causaram a mim. Pelo menos essa é a minha verdade, magoar alguém era o mesmo que magoar a mim mesma. Eu aprendi isso cedo, quando resolvi pagar na mesma moeda o que haviam feito comigo. Senti também que eu recebia o golpe. Então, aprendi que era melhor me retirar e deixar que o tempo se encarregasse de entregar a justiça. Eu conseguia carregar as feridas comigo. E o sofrimento é algo inevitável. É parte da nossa natureza humana. 

Mesmo com todas as coisa que passei, não consegui deixar de ser quem sou: alguém que quer o bem de todos, que acredita nas pessoas e espera que um dia todas as pessoas consigam se entender e escolher sempre o melhor caminho. A verdade dói, mas é melhor do que se viver na mentira.

Acho que já descobrimos tudo o que tem que se descobrir com a humanidade, que a busca pelo poder vai nos destruir. Que as pessoas que o possuem podem ser capazes de coisas inimagináveis. Que apesar dos livros de história nos narrarem toda a nossa jornada humana, das atrocidades que foram cometidas em tempos remotos, nunca deixaram de acontecer. E ver, com meus próprios olhos, um genocídio acontecendo em tempo real, e nenhuma nação fazendo nada para pará-lo! Foi o fim pra mim. Juntando o trato dos imigrantes, que construíram e constroem o país! em campos de concentração insalubres, o tráfico de crianças e nenhuma justiça para as vitimas que foram exploradas. Que pessoas, simplesmente por terem poder aquisitivo, se consideram melhor que as demais e acima da lei e que juízes não a seguem! Realmente, já estamos prontos pro meteoro...

As pessoas esperam sempre um messias, um paraíso! Mas não compreendem que a gente tem que criar esse lugar nós mesmos! Também não conseguem entender que se Jesus voltasse, ele seria torturado de novo! O exemplo já foi deixado. Temos que amar uns aos outros! Mas as pessoas não amam nem a si mesmas! Isso requer trabalho, é muito trabalho. O que Ele ensinou está ao alcance de todos. Mas não é fácil seguir o que ele ensinou. Existem outros pensadores, mas para acessá-los é necessário educação de qualidade para todos e isso a gente também não tem. E a culpa de tudo isso é parte de nós mesmos, e parte das pessoas que somente querem o poder e benefícios para si, que possuem uma ganância que não tem fim.

Mas acho que as pessoas estão começando a despertar e perceber, que sem a natureza e nossos recursos, não existe vida. Vida pra ninguém. Nem mesmo para esses burros, que consumem tudo. Agora só nos resta a vingança da natureza mesma, que pra quem não sabe, também é uma forma de vida bastante inteligente.










quarta-feira, 27 de maio de 2026

Can you see?

 I guess my days are just filled with thoughts now. Thoughts on how to organize society. Thoughts on how to make everyone's life better. To do lists, every thing I have to do to put my life in order, then getting distracted by video games. Ignoring everything around me from a second, without the need to spend any money and just transfer me to a different reality. I always do this, when I life gets tough. It's pretty tough alright. I am just watching more and more catastrophes in the media: man maid and nature maid. All sorts of things out of my control. The only thing I can hope after all this pass, and all this greed people die off, is that I will still have a life worth living.

I hope my daughter have a better future. That will be something left that will bring her joy. This old people destroying everything, or young greed people fighting to don't lose the power they have in hands, so they just keep repeating the cycle. I wonder if they will just wake up when they realize there is no clean water left, or air to breath. 

Money is just an imaginary thing we agreed on to hold society. What is real is the air we breath, the water we drink, the roof over all heads. Of course we have created cities and machines to make our lives easier, but we over did it! It's up in our faces, we have enough technologies to keep living on, we have electricity for god's sake! We don't need AI, some business do, but not everyone does. What is the plan for the massive jobs that will be lost? How those people will keep living? We don't need robots to replace us, we just need more time with our families and less hours working. We have enough people that can take turns on different shifts. We need to stop the pollution! All this over production will have nowhere to go, nobody will be able to afford it. Unless, are we going to receive royalties from all the jobs AI is taking from us? I guess not. The rich will be super rich and just die like the Pharaohs from Egypt.  We all die. Unless they have found font of youth, then doesn't matter. The amount of money made now by those people can support them through eternity.

As I said, money is an imaginary number. The real currency is our time, the time we sacrifice maintaining this society. Every single person in it has a contribution to it. From the most "mealiness" jobs to the ones everyone "respect". Real value is in seeing this. So many talents that serve everyone. We are not machines. Some people think about life, some people are writers, some are painters, some are cleaners, some are organizers, some like to help others, some like justice, some are healers, some are caregivers, some are teachers and more. Everyone has a potential to give, and we need every single one of them. We need work on our talents and see what they are, and at the same time, valuing other talents that are different from the the ones we have. I have known this since I am kid. Now as an adult I see, that most people don't see that way. They just like to feel superior from others, meanwhile we are all made of flesh and bones, and will expire some days. 

I like writing even though most of the time I think that it's not good enough to show someone. We all just want to be seeing, really seeing. And I walk trough life doing my best to really see people. 

terça-feira, 16 de dezembro de 2025

Depressão de fim de ano

Ver todos se prepararem para as festividade tem me deixado triste. Comemorar com todos ao lado, conversar e criar novas memórias com os familiares, tem me deixado com certa inveja e mais solitária. Apesar de ter uma nova família agora, os anos distante da minha terra têm pesado agora. E também, estou ficando mais velha, uma jovem senhora idosa, poderia assim dizer. Acho que isso tem tido um efeito mais pesado esse ano. E me questiono uma vez mais, sobre minhas decisões sem pensar nas reais consequências, principalmente a de morar milhares de quilômetros, em outro continente. 

Talvez nem seja tudo isso, mas é que de repente, alguns fins de ano parecem mais importantes que outros. Houve outra perda na família e há o anúncio da chegada de um novo bebê, que engraçado é perceber essas coisas. Mas não me programei, acho que tenho que me programar melhor para os finais de ano, para não me sentir assim, tão desgarrada... Esse ano o meu espírito não está tão natalino, estou mais para um grinch. O que quero pra mim? Tento incessantemente perdoar a Rayra jovem que tomou decisões com base na imensa dor que sentia e falta de propósito. Ora, ora, ainda estou sem propósito (risos). Apenas sendo mãe e aprendendo a criar uma nova família, que às vezes sinto, que nem será para o resto da vida...

Já caminhei tanto, e ainda assim me sinto derrotada e um nada... por que será que nunca tá bom? Complexo. Essa alma que eu tenho é muito complexa pra que eu possa entender. Ser um ser humano é muito difícil com essa quantidade de pensamentos questionadores. Espero estar entendendo essas missões e lições de vida. Enfim, como se diz nos centros de reabilitação: "só por mais 24h", "um dia de cada vez", "um pé na frente do outro" e por aí vai...

A gente sempre tem saudade quando tá longe, mas também dói quando tá perto. Tenho que me lembrar disso, que as pessoas que me conheciam, já não me conhecem. Apenas conhecem minha origem e parte de mim e, talvez por isso, as sinta muito especiais para mim.

quinta-feira, 20 de novembro de 2025

 

Hoje é apenas quarta-feira. Eu despertei, tomei meu café e cheguei ao trabalho. Estou tentando fazer da minha vida algum sentido, com as notícias de pessoas do meu passado que vieram me levar para aquele tempo da minha vida. E, como sempre, me fazendo repensar nas minhas atitudes quando era mais jovem. É difícil me lembrar de como eu me sentia na época, apenas posso concluir que tudo era muito intenso. Ainda mais pela minha co-dependência excessiva com meus parceiros afetivos. Difícil não ser. Apenas queria ser amada, ser vista e ouvida como eu sou. Acho que isso não mudou muito, com o passar dos anos percebi que não vale muito a pena esperar a validação dos outros. Sempre escrevi meus poemas e nunca me considerei escritora, por pensar que só aqueles que publicavam, é que eram inteligentes o suficiente para conseguir escrever um livro. Sempre fui muito criativa, sempre enxerguei as coisas em comum que possuo com outros artistas, a única diferença: nunca recebi apoio para desenvolver as ideias que eu tenho.

Sempre fui considerada a estranha da família, por enxergar o mundo com uma verdade mais profunda, uma verdade que as pessoas não querem ver. As coisas que vivi me fizeram internalizar que eu tenho que ir e continuar enfrentando meus medos, existem pessoas mais medíocres e, egóicas, fazendo o que eu gostaria de fazer e sendo respeitadas por isso, quando o trabalho que põem em algo, é graças as conexões e sorte, pessoas que apoiam o que essa pessoa faz. Queria ser reconhecida e motivada por pessoas da minha família, mas essas pessoas não entendem e nunca entenderiam, pois conhecem o mundo apenas de acordo com a realidade em que viveram. Para elas, a arte, a expressão, não são importantes, pois o que é mais importante é ter comida na mesa. Não possuem uma mente questionadora, como os artistas e filósofos possuem, essa mente que busca um sentido para tudo, que estuda tudo, que sente demais e quer, de certa maneira florescer e, com ela, que a humanidade também floresça e consiga ser o mais harmônica possível.

Claro, que tudo isso se torna uma utopia. Um sonho de pessoas que são loucas. Mas tudo o que construímos nesse mundo surge de uma “ideia louca”, que transforma nossas vidas para melhor, para que possamos continuar nos desenvolvendo no decorrer dos anos. Ao mesmo tempo que também conseguimos ver que chega um momento, que tanto crescimento, somente pode gerar uma entropia. Na minha investigação pela vida, pelos conhecimentos adquiridos de tantas histórias e memórias, consegui chegar à minha teoria própria: o verdadeiro “desenvolvimento” somente é possível com a harmonia entre sociedade e o meio ambiente aonde ela está inserida. Uma prova que isso é possível, está bem claro e exemplificado, nas civilizações nativas/indígenas. Que conseguiram manter por séculos esse modelo, até que a necessidade de nos tornarmos práticos e preguiçosos, nos fez criar tecnologias que só aumentam o consumo desenfreado. Trabalhamos mais e temos menos tempo para viver em comunidade. Os conflitos nos afastam e é bem mais difícil termos conversas de diferentes opiniões. Não queremos mais enfrentar o desconforto. Tudo nos separa.

quinta-feira, 2 de outubro de 2025

Noite sem dormir, pensando...

 


Por desgraça ou qualquer outra coisa, comecei a sentir uma absurda nostalgia dos tempos que eu criança.

Parece que desde aquele tempo eu sabia, que o mundo estaria nesse desastre de agora. Cada vez que aprendia algo de história. Algo em mim gritava e me dizia que causaríamos o nosso fim. Com o tempo fui vendo cada vez mais atrocidades e notícias tristes, todo mundo em negação dizendo: “Isso não existe!”. Mas existia sim! E ninguém nunca fez nada pra amenizar. Parece que agora tudo está pior, mais divido, mesmo que todos só queiram o melhor para si e para o outro. Se preocupam muito em encontrar um culpado, mas somos nós mesmos. Nós que não prestamos atenção, que não vigiamos a corrupção, que nos deixamos enganar e colocamos o poder nas mãos das pessoas que não fizeram o que prometeram. A falta do incentivo do pensamento crítico nas escolas, que beneficiou os dois lados que disputam o poder, também contribuiu pra tudo isso.

Mas, se você tivesse prestado atenção, também nas palavras sinceras de Jesus, nos atos que o levaram a morrer na cruz, conseguiria entender por comparação, quem são os falsos profetas. Que o "orai e vigiai" sempre foi certo, para a gente não entregar nosso livre arbítrio nas mãos de falsos salvadores, que prometem aliviar nossas dores, ou o nosso sofrer. Essa frase também serve para as pessoas de bom coração não se deixarem corromper pela fonte de poder. Sim, porque ela cega.

Nenhum dos lados políticos cumpre com integridade suas promessas. Cumprem apenas o mínimo para conseguir enganar e dizer que presta. Como num relacionamento abusivo, que bate e depois enche de amor, num estica e puxa das emoções do povo. As pessoas cansaram e começaram a ver esse processo e, pouco a pouco, foram demonstrando suas frustrações, usando o voto como protesto. As populações estão tão descontentes, com a carinha bonita que se diz preocupar com o povo, que começaram a eleger palhaços para os cargos. Depois outro mais que prometeu uma mudança extrema, mas que também se aproveitou para encher seus bolsos, usando as mesmas táticas antigas, já registradas nos livros de história. E já pouco conhecida, graças a precarização das escolas.

Todos os governos necessitam uma crise, para que possam permanecer no poder. Pois sabem que quando a maioria dos problemas forem resolvidos, já não deterão tanto poder. Incrível, como o livro, Animal farm de George Orwell, consegue descrever exatamente todo esse processo de corrupção da classe detentora de poder, que começa com pequenas coisas e, de repente, cresce para a total mudança de todas as regras para favorecerem os poderosos. Exemplificado na figura do oprimido que se torna opressor.

Refletir sobre essas coisas me causa muita infelicidade, pois queria que todos pudessem estar na mesma página: criar um mundo melhor para todos. Onde todos tenham gravados dentro de si que todas as profissões são importantes. Que em sociedade todos temos, por menor que seja, nossa parte de contribuição com os demais. Conflitos sempre irão existir, é muito trabalhoso da gente resolver, dá preguiça, mas quem sabe se cada um fizer uma parte, não fique. Está bem difícil agora com as diferenças sendo cada vez mais exaltadas. O problema não está em se ter opiniões diferentes, sempre vamos ter, mas nos unir nas coisas que são em comum a todos. Uma coisa é certa, ninguém quer sentir que alguém que não está fazendo a sua parte e está se beneficiando, mas é aí que temos que vencer esse pensamento, viver em sociedade é viver em comunidade e solidariedade. É o que nos faz humanos, precisamos uns dos outros! E sentar para resolver os problemas, sem importar com quem vai ter mais razão ou ser o que está mais certo. Cada pessoa vê a realidade de uma forma. Cada pessoa é um universo. E juntos somos uma galáxia.

Me sinto muito inepta para chegar e discutir com alguém para tentar trazer alguma luz. Mas aquele que tiver olhos para ver e ouvidos para ouvir, acho que conseguirá entender o que estou tentando dizer. As pessoas que estão no poder nem tem ideia de quem somos. Enquanto a gente fica defendendo eles, que não precisam da nossa defesa, porque somente estão no poder porque nós os elegemos e só percebem que fizeram alguma merda quando o povo vai pra rua, eles continuam lá enriquecendo. Existem aqueles que estão a favor do povo, são poucos, mas existem. Espero que a gente consiga perceber quem são e olhar mais pro que é feito do que aquilo que foi prometido, para comparar. E rezar, para que esses poucos não entrem nesse ciclo de corrupção quando forem notados ou, simplesmente, não sejam assassinados. É preciso proteger as pessoas que fazem o bem.

segunda-feira, 31 de março de 2025

 

Sometimes I feel that I am just a freckle of snowflake melting under the sun

Someone with no time or space

Just there

Waiting to existence to vanish…

What mysteries lie over there

Across the veil of existence to non-existence?

Useless, not to say

Just think that I am not learning anything new

And people just make me feel like I can’t

What makes me wonder

Is it me or them?

Am I making myself a victim or I just don’t fit anywhere?…

More less

Where is really my destiny?

 Me and my little arms and my little legs.

Walking into a path of even more darkness and self doubt

It's true. I have been growing a lot, but that doesn't come without growth pains.

The world is so big and vast, at the same time everyone is living trough the same challenges or suffering 

the consequences of government decisions or their own.

It seems there is no middle ground or happiness will never be achieved...

Powers at be don't want you to, simple like that. Every single day there is more than one can support and the finish line to get into satisfaction seems farther and farther away with each passing day. How are we supposed to be happy when the rest of the world is suffering?

I get it, that life is not fair, but shouldn't we not try to change? I have dwelled this before, the thoughts that we should try to do better and someone, even with the imperfection, should think about doing good for the majority of people. We don't have kindness anymore, everyone is just trying to control everyone else. Sometimes I wish I didn't have this questioning mind of mine. I see so many people just moving on with their own business without worrying about those things that torment my brain at night. I guess they just don't have the time. Nobody has time these days to just live and smell the roses, appreciate the view and the beauty that our planet still possess.


O fim dos tempos

 Hoje em dia está cada vez mais difícil escrever sobre as coisas e processá-las. A vida tem se mantido tão ocupada que sinto que a inspiraçã...